PIMENTA DO REINO

 

 

 

 

Nome científico: Piper nigrum

Características: Planta trepadeira, arbusto perene,  caule ramificado a partir dos nodos. Folhas glaucas, com base aguda ou arredondada, com 12,5 a 17,5 cm de comprimento e 5 a 12,5 cm de largura. Flores  hermafroditas, em espigas.Fruto: pequenas bagas bulbosas,  com uma só semente, que passa do verde ao amarelo e depois ao vermelho. As espigas colhidas antes do fruto se tornar vermelho, depois de secos, darão origem à pimenta preta; quando colhidos maduros, fornecerão a pimenta branca.

Uso doméstico: Moída ou inteira, é utilizada em pretos que não permitem ingredientes que alterem sua cor,como molho branco e conserva de legumes. Utiliza-se em grãos para molhos picantes e temperos; para a carne de frango e coelho, usa-se moída.Em pó, nas sopas de carne, feijão, ovos, frutos do mar ensopados ou cozidos, salsicha, lingüiças e, na forma inteira, é usada em mortadelas.Usada ainda para temperar assados, cabrito, ovelha, caças, porcos, grelhados, patês,manteigas aromatizadas e molho de macarrão. Seu óleo essencial é utilizado em perfumaria.É um dos ingredientes do "curry".

Uso medicinal: É estimulante forte, tônica, sudorífera, é boa para as afecções do estômago e febres, reduz a produção de gases no estômago e nos intestinos. Em gargarejo junto com o limão é contra as afecções das amigdalas.


VOLTAR